O Pavilhão da Água, um dos mais visitados na Expo 98, é o equipamento perfeito para experimentar a importância da água e as suas aplicações diárias, lúdicas e científicas.
Foi oferecido à Câmara Municipal do Porto pela Unicer e está, desde Dezembro de 2002, instalado no Parque da Cidade, sendo gerido pela Fundação Ciência e Desenvolvimento.
O edifício, da autoria dos arquitectos Alexandre Burmester e José Carlos Gonçalves, foi projectado de forma a criar a ilusão de que está suspenso no ar.
No seu espaço, uma série de experiências, concebidas no Experimentarium, na Dinamarca, por uma equipa dirigida pelo físico Nils Hornstrup e pelo designer Peter Claudell, formam um conjunto de jogos de cor, luz e som que produzem efeitos, simulam acontecimentos e explicam fenómenos. Tudo isto através da água, única fonte de energia das experiências.
As surpresas são muitas: compor música, ver imagens em três dimensões através de ilusões de óptica, assistir à formação de um tornado e de um ciclone, observar o comportamento das ondas, ver jactos de água de diferentes formas e aprender as diferentes fases do ciclo da água e quais as melhores formas para não a desperdiçar, são algumas delas.

A visita foi orientada pela Rita, sempre simpática e prestável. Entre as divertidas experiências aquáticas e o desafio arquitectónico do próprio edifício, todos levámos algo de novo para acrescentar ao nosso conhecimento.
.jpg)
Quando abandonámos o Pavilhão da Água estava na hora do nosso piquenique.
Alguem esta tonto?enjoado?Mal disposto(a)? "foi nos questionado diversas vezes"
ResponderEliminarNao,ninguem admitia confiante nas suas capacidades fisicas e mentais que estaria a sentir de facto alguns momentos de tontura,mas como ninguem ou quase ninguem sabia o motivo e como grupo forte que somos nenhuma viva alma queria dar parte fraca, e assim foi ate aos ultimos momentos da visita ao pavilhao da aga,ate que a orientadora da visita nós explicou o porque da pergunta constante e de como tinha sido construido o local,com que efeitos e as varias ilusoes de optica, para todos os que realmente se aguentaram e muito bem,sem desistir ou enfraquecer,admitirem que "NO FUNDO" ate sentiram alguma coisa diferente porque era normal,nao porque eram mais frageis... ok eu admito, eu tambem senti qualquer coisinha estranha em algumas alturas...
OBRIGADO por mais um momento bem passado e interressante e a todos os que passaramem por este esapço,aconcelho vivamente a conhecerem o pavilhao da agua.
Abraço
Harry Potter 8