quinta-feira, 18 de junho de 2009

Visita à Casa do Infante / Arquivo Histórico Municipal

A segunda parte do dia foi dedicada à Casa do Infante/Arquivo Histórico Municipal, localizada no centro histórico do Porto, bem próximo da Ribeira.

O Arquivo Histórico Municipal do Porto foi fundado em 1980, em substituição do antigo Gabinete de História da Cidade. Conserva a documentação produzida pela Câmara Municipal do Porto desde a Idade Média, bem como diversos artigos de ordem particular e colecções. O seu acervo inclui numerosas séries manuscritas, pergaminhos, códices iluminados, desenhos, fotografias, etc. Como complemento informativo, o serviço dispõe de uma biblioteca auxiliar com cerca de 5000 publicações impressas e, ainda, colecções de postais antigos, gravuras, cartazes, etc., sobre temas portuenses. Compete-lhe receber, organizar e criar instrumentos de acesso à documentação; criar condições de acessibilidade do público aos documentos; promover a divulgação do seu acervo e de temas de História da Cidade.


Entre muitos documentos interessantes que nos foram mostrados, talvez um dos mais tocantes tenha sido a primeira acta dos "homens bons" do Porto, datada do dia de São João de 1380. É fácil sentir o valor dos documentos e da sua preservação quando observamos as pesadas arcas que os protegeram e trouxeram até aos nossos dias.





Sem comentários:

Enviar um comentário