Inúmeras vezes vos peço, meus formandos, para o fazerem!
Mas o que busca o meu convite à reflexão? Primeiro procura uma ponderação (por vezes demorada sobre o que significa reflectir), e em seguida executar essa tarefa, por em prática essa competência, agir!
Mas o que busca o meu convite à reflexão? Primeiro procura uma ponderação (por vezes demorada sobre o que significa reflectir), e em seguida executar essa tarefa, por em prática essa competência, agir!
Partindo da beleza da palavra poderia dizer que conseguiria divagar até mais não … não vou ser maçudo! Deixo apenas duas peneiradas…
i) REFLECTIR (RE-FLECTIR) será flectir duas vezes … e não é que é mesmo! Não duas, mas muitas… fazer inúmeras flexões… insistir! (não no sentido físico mas sim de ginástica mental);
ii) REFLECTIR – projectar (como um raio de luz!) Também aqui com o sentido de projectar nossos pensamentos, ideias, atitudes. A superfície reflectora é a nossa mente e reflectimos em direcção ao papel por exemplo.
Numa outra concepção e recorrendo a uma visão mais “gramatical” podemos avançar com outras teorias …
note-se … re. flec. tir, em que…
re – poderá indiciar repetição. Acto contínuo, neste caso, de treino mental, 1,2,3, … insiste, 4,5,6,… novamente. Quantas vezes for preciso! Até termos os “abdominais do cérebro” bem rijos, bem trabalhados…
flec – remete-nos para a ideia de flexibilidade. Ser flexível é ponderar sobre as diversas perspectivas, os múltiplos cenários. Lembra-nos competências de adaptabilidade e flexibilidade. Inventariar um rol de ponderações e adaptarmo-nos àquela que consideramos mais correcta;
tir – pode à primeira vista lembrar-nos transportes (TIR-Transportes Internacionais Rodoviários), e no fundo pode ser por aí, pois a carga a transportar é pesada. Uma reflexão profunda pode envolver uma carga emocional bem pesada;
Bem, nesta altura e após tanta parvoíce, ainda insistem em ler? Seja qual for a resposta tiveram de reflectir para a conseguir dar!

Continuando…
Numa concepção mais formal diria que reflectir no contexto formativo deverá envolver alguns destes passos…
1. ponderar;
2. meditar;
3. ter influência;
4. mudar de direcção seguindo por caminho contrário ao primeiro;
Numa concepção mais formal diria que reflectir no contexto formativo deverá envolver alguns destes passos…
1. ponderar;
2. meditar;
3. ter influência;
4. mudar de direcção seguindo por caminho contrário ao primeiro;
Quando é solicitada uma reflexão sobre um determinado domínio, unidade, episódio, é suposto que as pessoas meditem, ponderem, mudem de direcção, se debrucem sobre o que realmente teve para elas influência - o significativo.
Caros formandos, este vosso mediador faz-vos um convite: Reflictam sobre esta reflexão … enviando comentários (que se possam ler!) a este post.
continuação de bom trabalho.
António Pinto
Reflecti sobre reflexão que me foi pedida para reflectir, mas apesar de tanto reflectir não consegui reflectir sobre esta reflexão.
ResponderEliminarMeditei sobre o assunto e após vários minutos de reflexão, só consigo ter presente o vazio e não consigo encontrar uma resposta para tal questão.
Mas o vazio é sempre alguma coisa e isto já pode ser um inicio de uma refleção, ou pelo menos um ponto de partida...
Depois de ter refletido sobre a sua reflexão acho que tem razão quando diz que temos de ponderar bem sobre as nossas decisões, tentar executar as nossas tarefas com a máxima de atenção e cuidado, tentar dar sempre o melhor de nós para que o nosso dia a dia não seja uma seca.
ResponderEliminarApós observação da reflexão, acho que estar nesta formação terá que ser muito bem reflectido, pois nem tudo é facil e tudo se complica, mas no fim de tudo é uma mais valia para o futuro de todos nós.
ResponderEliminarSe "parassemos" uns minutinhos no final de cada dia para REFLETIR, o proximo seria certamente mais brilhante.
ResponderEliminar"Se ao longo dos nossos dias refletíssemos mais se calhar não sofríamos tantas consequências".
ResponderEliminarRefleti sobre a sua reflexão e concordo plenamente, porque refletir é um processo da nossa vida. Teresa Silva
ResponderEliminarFormalmente dizendo:
ResponderEliminarPonderar tem limites!!
Meditar sobre o que tenho proveito e no que vale a pena!
Raramente sou influenciada!!
No caminho que costumo percorrer raramente volto pelo caminho contrario pois penso bem antes de tomar o meu rumo.
A reflexão é importante e necessária em todos os aspectos da nossa vida inclusive neste curso.Para o meu futuro próximo espere que todas estas reflexões me venham a ser úteis a minha vida quer profissional quer pessoal.
ResponderEliminardepois de reflectir reflectir reflectir reflectir cheguei a conclusão que a reflexão que fiz desta reflexão foi bastante reflectida e dai a conclusão que conclui foi perfunda e reflectida. É igual a suprasitada a qual concordo e assino por baixo.
ResponderEliminarSérgio
Há alturas que podemos refelectir, mas nem sempre temos tempo, por isso vamos fazer um esforço e tentar reflectir mais. Por isso faço das suas palavras as minhas e vou transmitir.
ResponderEliminarReflectir.... é bom! Ajuda a tomar consciência, a repensar... "observando" de novo a nossa vivência.. Refectindo sobre ela!
ResponderEliminarNa perspectiva deste curso, a reflexão deve ser feita no sentido pragmático, não filosófico, uma vez que, nesta fase do mesmo, não existe, ainda, conteúdo suficiente para refexão total e imediata. Deixaremos essa acção para uma fase posterior. No entanto, esta é importante para uma noção de matéria reflexiva, da própria matéria inerente ao curso, tornando-se indispensável para a evolução do nosso conhecimento. Assim, neste momento, pensamos que este ponto de partida para "pensarmos o Curso", é de um modo geral, algo que, apesar de não estarmos habituados a fazer, irá ser pedido diversas vezes. Nesse sentido, resta-nos acrescentar que, sendo prematuro, iremos reflectir sobre as nossas reflexões, contribuindo dessa forma e, sempre que possível, para demonstrar a evolução, no campo reflexivo, da nossa parte. Pensamos também que, apesar de ser ainda cedo para tal, agradecemos esta iniciativa, no sentido de nos preparar para o que aí vem....balanços & balanços, Lda.
ResponderEliminarAss:Diana Maria; Pedro Carlos.
Reflectir é um acto que nao esta ao alcance de todos,será que todos tenhem essa capacidade?Acho que sim,mas nem todas as pessoas usam os resultados das suas reflexoes,ou entao nao lhes servem de nada refletir,porque simples nao estao nem ai para o que esta correcto ou nao,nao se importam com os outros e nao sabem os seus limites,quando chega o tempo de parar,pensar e usar tudo isso em prol do seu dia a dia e principalmente dos que os rodeiam...
ResponderEliminarReflectir faz bem e até é uma palavra gira,na moda,mas que tal começar-mos por pensar e depois entao reflectir?
Pensem nisso....
Tendo em vista todos os exemplos dados como o re..flec...tir posso por mim reflectir da seguinte forma:
ResponderEliminarPor muito que as vezes queira eu não consigo perder muito tempo a ponderar, quanto a meditar as vezes, mas no mundo actual só sai asneira desta meditação, por me considerar uma pessoa influenciável as vezes nem sempre tomo o caminho mais correcto mas ao voltar a trás procuro sempre não vir pelo mesmo.
LURDES CARVALHO